Candidaturas de 1 setembro a 11 novembro 2020
2
B-learning
14 jan. 2021
16 horas

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) disponibiliza o Curso Básico de Monitorização Ambulatória de Pressão Arterial (MAPA) de 24 horas e de Velocidade da Onda de Pulso Carótido-femoral, uma formação que aborda duas importantes técnicas preditivas de risco cardiovascular.

O Mapa 24 horas é considerado uma técnica indispensável na avaliação rigorosa do doente com hipertensão arterial, suspeita ou confirmada e a que apresenta o maior valor preditivo do risco cardiovascular, sendo ideal para o diagnóstico da hipertensão de bata branca e da hipertensão mascarada.

A Velocidade da Onda de Pulso carótido-femoral constitui uma técnica não invasiva de avaliação da rigidez aórtica de fácil execução, de boa reprodutibilidade/validade e de baixo custo, tornando-se num indicador muito preciso do prognóstico cardiovascular e renal e permitindo orientar terapêuticas nos doentes hipertensos. Os requisitos técnicos para a sua realização são de aprendizagem acessível e de rápida aquisição. 

O curso assenta num regime presencial e a distância (b-learning), podendo ser frequentado nas instalações da FMUP ou remotamente, em direto, através de um dispositivo com acesso à internet. 

 

Destinatários: Médicos, enfermeiros, cardiopneumologistas, estudantes de Medicina do ciclo clínico (4.º, 5.º e 6.º ano).

Calendarização: 14 janeiro a 4 março 2021

Horário: quintas-feiras das 18h00 às 20h00

Valor: 250€

Candidaturas de 1 setembro a 11 novembro 2020