A necessidade de manter um estado nutricional adequado não é um fenómeno novo. Já Hipócrates dizia que as feridas curavam melhor com uma boa nutrição. Quando o estado nutricional é deficiente, há comprometimento da recuperação, prolonga-se o internamento hospitalar, aumenta a taxa de reinternamentos prematuros, aumenta o risco de infeções e diminui a qualidade de vida. A alimentação e nutrição do doente é o pilar onde se deve basear o tratamento médico integral desde que o doente é internado até ao momento da sua alta.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, disponibiliza o curso de Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares, no qual se abordam as doenças crónicas e dismetabólicas mais prevalentes em meio hospitalar e que exigem conhecimento interdisciplinar.
O curso assenta num regime presencial e a distância (b-learning), podendo ser frequentado nas instalações da FMUP ou remotamente, em direto, através de um dispositivo com acesso à internet.
Destinatários: Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina
Nota: poderão ser aceites outros destinatários mediante avaliação curricular.
Calendarização: 18 de janeiro a 8 de março de 2025
Horário: sábados das 09h00 às 13h00
Valor: 300€